Nos EUA, estudantes trocam cigarro diário por maconha

Mais universitários norte-americanos estão tornando o consumo de maconha um hábito, ultrapassando o número daqueles que fumam cigarro, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira (1/9) pela Universidade de Michigan. As informações são da Fox News . De acordo com o estudo anual “Monitorando o Futuro”, pouco menos de 6% dos estudantes contatados pelos pesquisadores disseram usar maconha todos os dias ou ter utilizado pelo menos 20 vezes nos últimos 30 dias. Em contrapartida, 5% dos estudantes se identificaram como fumantes pesados, aqueles que fumam mais de dois maços de cigarro por dia, um grande declínio da taxa de 19% de 1999.
Essas descobertas sugerem que adolescentes e jovens adultos absorveram as informações sobre os riscos do cigarro, porém, cada vez mais optam pela maconha por acharem que ela traz menos riscos, apontou o investigador Lloyd Johnston. “É claro que pelos últimos oito anos houve um aumento no consumo de maconha entre os estudantes universitários”, disse Johnston, acrescentando que isto é um paralelo com o aumento do consumo de maconha entre os estudantes do último ano do ensino médio”.
O Instituto de Pesquisa Social da Universidade de Michigan tem estudado uma parcela representativa de universitários de todo o território americano sobre seus hábitos de consumo de drogas e bebidas alcoólicas desde 1980.
Em 2014, a porcentagem de usuários que utilizam maconha todos ou quase todos os dias bateu um recorde, além de ser a primeira vez que esse número ultrapassa o de fumantes. Outros dados apontam que 21% dos participantes disseram ter usado maconha pelo menos uma vez no mês anterior à pesquisa e 34% disseram ter usado no ano anterior.


Fonte: Terra