Cigarro mata devido a 6 tipos de câncer, inclusive o de pulmão

Um novo estudo feito nos Estados Unidos estima que cerca de metade das mortes de 12 cânceres pode estar ligada diretamente ao uso do cigarro. Enquanto a maior proporção de mortes associadas ao tabagismo é de cânceres do pulmão, brônquios, traqueia e laringe, cerca de metade das fatalidades ocorridas em tumores da cavidade oral, esôfago e bexiga também são ligadas aos cigarros.
“O ponto principal é que, enquanto nós fizemos muito progresso contra a epidemia do tabaco nos Estados Unidos, ainda há muito trabalho a fazer”, afirma a principal autora do estudo, Rebecca Siegel, pesquisadora da Sociedade Americana do Câncer, em Atlanta. Siegel e seus colegas estimaram que, das 345.962 mortes por câncer ocorridas em 2011 entre norte-americanos adultos de 35 anos e mais velhos, 167.805 foram associadas com o tabagismo.
Para estimar a proporção de mortes por câncer atribuíveis ao tabagismo, os pesquisadores usaram uma fórmula padrão e calcularam a fração de casos de tipos de câncer específicos que não teriam ocorrido se não houvesse o fumo. Em seguida, analisaram dados de pesquisas nacionais e entrevistas presenciais perguntando às pessoas sobre seu histórico de saúde e hábitos de consumo de cigarro. Eles ajustaram suas estimativas para contabilizar idade, raça, nível de escolaridade e uso de álcool.
Com base nos hábitos de consumo de tabaco na população e a proporção de casos de câncer atribuíveis ao tabagismo, os pesquisadores estimaram que 125.799 das mortes causadas por cânceres de pulmão, brônquios e traqueia, o que representa 80% do total, estavam ligadas ao tabagismo.
Assim também se dava com 50% das mortes por tumores de esôfago e 45% das mortes por neoplasias malignas na bexiga.
Os pesquisadores creditam ao fumo 17% das mortes por câncer de rim, 20% das mortes por câncer de estômago, 22% das mortes por câncer do colo do útero e 24% das mortes por câncer de fígado e ducto biliar em 2011.
É possível que os pesquisados tenham subestimado as mortes por câncer ligadas ao tabagismo porque não têm dados sobre a exposição indireta à fumaça – que pode causar um adicional de 5% das mortes por câncer de pulmão – ou sobre o uso de charutos, cachimbos ou tabaco sob outras formas – para mastigar, por exemplo.

Fonte: Sociedade Americana do Câncer, Atlanta, EUA.