Hospital Albert Einstein de SP lança serviço de terapia a distância para quem deseja parar de fumar

O Hospital Albert Einstein, São Paulo, lançou, nesta primeira semana de junho-2015, um serviço de terapia à distância para quem deseja parar de fumar. Com duração de 12 semanas, o serviço exige que ao menos duas das consultas psiquiátricas e psicológicas sejam presenciais. A maior parte do atendimento psicológico (11 sessões) é a distância. A terapia on-line tem aval do Conselho Federal de Psicologia. 
O Einstein lançará um serviço semelhante a alcoólatras e dependentes químicos e estuda ampliar a terapia a distância a pacientes oncológicos e que fizeram cirurgias bariátricas, segundo Ana Merzel Kern, coordenadora do serviço de psicologia. 
O programa antitabagismo já existia no hospital na forma presencial, mas o índice de desistência era de 50%. "Muitos pacientes que residem fora de São Paulo ou mesmo na capital, mas distante do hospital [que fica no Morumbi, na zona oeste], acabavam desistindo", diz. 
Para a terapia on-line, é preciso instalar no computador (ou tablet) uma plataforma semelhante ao Skype. No projeto piloto, com dez pacientes, todos pararam de fumar ou reduziram o número de cigarros, segundo Ana. 
Além da terapia, eles usaram medicamentos controlados. Pelo programa, o paciente tem direito a mais duas consultas psiquiátricas presenciais. 
O tratamento custa em torno de R$ 2.500. Para a cardiologista Jaqueline Issa, responsável pelo programa de antitabagismo do Incor (Instituto do Coração), o atendimento on-line pode facilitar o acesso do paciente ao serviço, mas ela considera "cruciais" consultas médicas presenciais na segunda e quarta semanas- após o início do tratamento- para ajustes da medicação e dosagem do monóxido de carbono no organismo. 

Fonte:Hospital Albert Einstein