Incor comemora 15 anos de combate ao tabagismo

De 26 a 31 de maio próximo, o Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas) comemorará 15 anos de parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde) no combate ao tabagismo – o Incor foi uma das primeiras instituições brasileiras a aderir à bandeira do Dia Mundial de Combate ao Tabaco, em 1993.
Para comemorar o fato, o hospital programou atividades durante a semana, que culmina no dia 31 de maio, com a celebração da data mundial.
O evento organizado pelo Programa Ambulatorial de Tratamento do Tabagismo do Incor e pela Disciplina de Pneumologia da FMUSP é aberto à população e congrega entidades brasileiras representativas na luta contra o cigarro: Comitê para Implantação de Ambientes Livres do Tabaco e Centro de Referência no Tratamento de Álcool e Drogas, ambos da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Comitê Antitabaco da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Aliança contra o Tabaco, Faculdade de Saúde Pública da USP, Hospital do Coração e, na categoria empresa apoiadora, a Pfizer.
A programação da semana de comemoração dos 15 anos do Incor no combate ao tabagismo começa na segunda-feira, 26 de maio, entre 8h e 17h, com a realização de exames de determinação de concentração de monóxido de carbono no ar expirado de fumantes e não-fumantes e de prova de função pulmonar.
Os exames são indicadores do nível de poluição do organismo pelo monóxido de carbono e do comprometimento da capacidade respiratória de fumantes – e, por conseqüência, do potencial risco cardiovascular e pulmonar em função do vício.

Nesse mesmo dia e até sexta-feira (dia 30), no saguão de entrada do hospital, começa a exposição 15 Anos do Incor no Combate ao Tabagismo, com a apresentação de painéis e documentos históricos das diversas ações e campanhas do Instituto ao longo desse tempo.
A exposição congrega também a documentação da experiência dos parceiros do evento na luta contra o tabaco.
Além disso, serão distribuídos material informativo sobre os benefícios de parar com o vício do cigarro, e a Aliança contra o Tabaco colherá assinaturas dos interessados em prol da implantação de ambientes livre do tabaco.
Altina, a boneca fumante cujo nome resulta da fusão entre as palavras Alcatrão e Nicotina, estará exposta à população, das 8h às 17h.
Fumante inveterada, Altina é a demonstração mais visível dos males provocados pelo cigarro ao organismo.

No dia 30 de maio ocorrerá a cerimônia de celebração dos 15 anos da parceria Incor-Organização Mundial da Saúde (OMS), com apresentação de vídeo e homenagem a representantes históricos do incansável trabalho da imprensa na orientação à população na luta contra o tabaco.
Claire Chollat-Traquet, representante da OMS, dará depoimento em vídeo sobre o momento decisivo em que o Incor entrou na luta contra o tabagismo no Brasil.
O Incor fica à Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44, na capital paulista.