Dano no cérebro ajuda a parar de fumar

A notícia é animadora: cientistas acreditam que podem desenvolver tratamentos para controlar a vontade de consumir cigarros e outras drogas, a partir de pesquisas através das quais descobriram que lesão em parte específica do cérebro acaba imediatamente com qualquer tipo de vício que altera o organismo e o cérebro.
Estudo nesse sentido foi publicado, na revista Science, pelo cientista Nasir Naqvi, da Universidade de Iowa. Em entrevista ao portal de notícias G1, o professor Naqvi disse que ele e seus colegas descobriram que a atividade do córtex insular (ou insula), na lateral do cérebro, aumenta quando as pessoas querem fumar. Segundo ele, quando o corpo sente falta de comida, por exemplo, a insula transforma isso em fome.
Para verificar se a tese de lesão nesta parte do cérebro afetaria mesmo o vício de fumar, os cientistas procuraram pacientes que tinham algum tipo de danificação cerebral, inclusive na insula.
De fato, muitos pacientes com vários tipos de lesões cerebrais abandonaram o vício, mas nenhum tão facilmente quanto aqueles que machucaram a região insular. Dos 19 com algum tipo de lesão na insula, 13 pararam de fumar e doze deles afirmaram que o fizeram tão tranqüilamente que nunca mais sentiram vontade de consumir outro cigarro, nem mesmo uma vez; o efeito fora imediato.
“Existe a possibilidade de atrapalhar temporariamente o funcionamento da insula com técnicas como a aplicação de pequeno campo magnético na cabeça. Mas ainda não sabemos se esse tipo de coisa consegue atingir a região, que fica numa parte muito profunda do cérebro”, explicou Naqvi.
Leia AQUI notícia na íntegra, em português; e AQUI, em inglês.