Cigarro como um dos fatores de câncer bucal no Brasil

O alerta é do cirurgião buco-maxilo-facial do Sesi, Fábio Guedes, o câncer bucal já começa a ganhar contornos de verdadeira epidemia, no Brasil, e o tabagismo encabeça a lista de fatores de risco da doença, seguido pelo alcoolismo.
"Quem fuma tem de sete a oito vezes mais chance de desenvolver câncer de boca, enquanto quem bebe tem de três a quatro vezes mais chance", afirmou o cirurgião, em artigo publicado no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro.
Segundo Guedes, a incidência do câncer de boca no Brasil é a terceira do mundo, atrás da Índia e da antiga Tchecoslováquia.
Ele lembrou que dados do Instituto Nacional do Câncer, fechados em 2006, revelam que São Paulo é o Estado campeão nesse tipo de incidência: são 3.960 novos casos por ano; nacionalmente, foram 36.340 ocorrências.
E mais: o mal atinge, indistintamente, homens e mulheres, embora esse último tipo seja o mais afetado; são 176 novos casos em cada 100 mil mulheres contra 42 para o mesmo grupo de homens; óbitos de mulheres em conseqüência do câncer bucal aumentaram em 50% apenas nos últimos três anos; adolescentes também apresentam índices de crescimento de incidência da doença.
Guedes disse que o quadro é mais desolador ainda, porque institutos especializados esperam, somente para este ano, mais 50 mil casos de câncer bucal e que o alvo, mais uma vez, são as mulheres: a expectativa é de que devem ser diagnosticados, em 2007, cerca de 30 mil casos de câncer bucal na ala feminina, número que é semelhante ao câncer de mama, a principal causa de morte em mulheres, no Brasil, desde 1980.
Segundo Guedes, está provado, cientificamente, que a maior incidência e mortalidade por câncer bucal é decorre da má higienização e do uso de próteses desajustadas, com dentes gastos – o contato permanente com o processo mastigatório provoca trauma freqüente no tecido mole.
"Entendo", afirmou Guedes, "que a negligência histórica do poder público com a atenção à saúde bucal explique o crescimento exacerbado do câncer bucal, especialmente entre as populações de menor poder aquisitivo. A precariedade de recursos odontológicos disponíveis para aos segmentos de baixa renda, aliado a pouca divulgação de programas profiláticos da doença – fala-se muito de câncer de mama, de colo de útero e de próstata, mas pouco de câncer de boca – contribui, significamente, para a profusão desse tipo de caso, a maioria levando a morte".
Leia AQUI a íntegra do artigo de Fábio Guedes.