Dez dicas para abandonar o cigarro


O pneumologista Rui Coelho Pereira, coordenador do ambulatório de tabagismo do Hospital Guilherme Álvaro (HGA), em Santos, afirma que é extremamente difícil parar de fumar. "É tão difícil quanto largar cocaína, heroína ou maconha, a diferença é que a nicotina é uma droga lícita e as outras são ilícitas. Tem que ter muita autodeterminação, métodos e rigidez", acrescenta ele.
O médico destacou dez dicas que podem ajudar quem quer largar o vício.
1. Ter determinação - O fumante precisa realmente querer parar de fumar. 
2. Marcar um dia D - Marque um dia para começar a parar, de preferência em uma data importante, como aniversário, Natal, Dia das Mães. 
3. Cortar gatilhos para o fumo - Cada fumante tem um "gatilho" para o ato de fumar. Uns sentem vontade após consumir álcool, outros depois do almoço, outros ao tomar café. 
4. Diminuição deve ser gradual - É preciso diminuir gradativamente o número de cigarros consumidos por dia. Tirar tudo de uma vez não é recomendado. 
5. Fumar pela manhã - Quando iniciar a retirada gradual do tabaco, não corte primeiro os cigarros da manhã. Diminua a quantidade dos da tarde e noite, porque são menos importantes ao organismo. 
6. Sumir com lembranças do cigarro - Guarde cinzeiros e outros objetos que deem vontade de fumar para que, ao não vê-los, sua necessidade diminua. Outra dica do pneumologista é esconder os cigarros em locais de muito difícil acesso. 
7. Comer frutas cítricas - Sempre que a vontade de fumar bater, coma frutas cítricas, como acerola, laranja, uva e abacaxi. Como a nicotina também é ácida, o cérebro se confunde momentaneamente durante o impulso de fumar e se satisfaz.
8. Não comprar medicamentos sem indicação médica - Um dos maiores erros dos fumantes é usar remédios, como o adesivo de nicotina, por conta própria.
9. Estipular uma data máxima - Como a retirada dos cigarros deve ser gradual, estipule uma data máxima para parar de fumar definitivamente. Nesse meio tempo, faça um calendário com o cronograma de quantos cigarros irá fumar por dia a cada semana. 
10. Frequentar grupos de apoio - Participar de grupos de apoio a pessoas que querem parar de fumar é importante, pois ajuda no preparo psicológico que o fumante precisa ter para largar o vício.