Combate ao fumo é vital contra o câncer na boca

Embora, o câncer de boca, no Brasil, tenha menor incidência em comparação ao câncer em outras partes do organismo, é importante alertar como forte fator de risco o cigarro, associado à bebida e à falta de cuidados bucais.
O câncer de boca é muito mais comum em indivíduos do sexo masculino acima de 40 anos. 
O combate ao tabagismo é vital na prevenção deste tipo de câncer, já que as substâncias componentes do tabaco podem desenvolver tumores e a própria ação da fumaça provoca irritação crônica levando à multiplicação de células cancerígenas.
A princípio, os tumores podem surgir junto a dentes fraturados que permaneceram dentro da gengiva, dentaduras mal colocadas ou sem ajuste ideal, falta de higiene e cuidados bucais (escovação, uso do fio dental, tratamento de cáries e inflamações locais), assim evoluindo para o câncer. 
A prevenção exige exame de boca periodicamente. 
Devem ser observados sinais de mudança da cor de pele interna e externa, prestar atenção a sangramentos gengivais e feridas que não cicatrizam, úlceras que não saram, dentes quebrados ou amolecidos, aparecimento de nódulos e crescimentos na mucosa da boca e na língua. 
Sem esquecer-se de fazer a visita ao dentista para uma consulta de controle pelo menos uma vez ao ano, incluindo uma dieta saudável rica em frutas e vegetais. 
No diagnóstico avançado, é possível notar dificuldade na fala, mastigação e deglutição, emagrecimento acentuado e todas as características com alteração citadas anteriormente. 
Dor e presença de alteração no tecido do pescoço (íngua) podem ser sinais de câncer de boca alocado há muito tempo e deve ser tratado pelo médico especialista. 
Depois de feita a confirmação do estado do indivíduo através da biopsia realizada pelo cirurgião dentista, estando ele com um tumor ainda em tempo de ser retirado, e com a constatação dos Raio-X que verificam o nível de comprometimento dos ossos da mandíbula, por exemplo, é indicado realizar a cirurgia de remoção o mais rápido possível. 
Caso o câncer esteja em avanço, o tratamento deve ser cirúrgico, também com radioterapia e quimioterapia.