Cigarro na pré-adolescência é ato prévio ao uso de maconha

Mais um estudo confirma a tese de que substâncias lícitas, como o cigarro e o álcool, são um passo prévio ao consumo de drogas ilícitas.
A Academia da Finlândia para Programas de Pesquisa sobre o Uso de Substâncias e Dependências concluiu pesquisa confirmando que quem começa a fumar antes dos 12 anos de idade têm 26 vezes mais chances de experimentar e se viciar em maconha ou outra droga mais pesada, cinco anos mais tarde, aos 17 anos de idade.
Segundo a instituição, a relação entre o cigarro e o consumo precoce de drogas pode ser motivado por problemas comportamentais, como a impulsividade e a hiperatividade.
A equipe finlandesa levou em consideração fatores como gênero, consumo de álcool pelo adolescente e pela família, número de amigos fumantes, conhecidos que já tiveram contato com drogas e comportamentos agressivo entre os garotos.
Novos estudos nessa área estão em andamento na academia, porque se conclui que cruzamento de fatores comportamentais com os genéticos pode esclarecer a ligação entre cigarro e drogas.