Mulheres fumantes na pós-menopausa correm risco 16% maior de terem câncer

Estudo realizado com 80 mil mulheres americanas, com idade entre 50 e 79 anos, durante 10 anos,  mostra claramente os riscos e benefícios do estilo de vida no combate ao câncer, destacando os perigos do tabagismo para mulheres na pós-menopausa. 
As mulheres na pós-menopausa que fumam ou costumavam fumar correm risco até 16% maior de desenvolver câncer de mama do que as que nunca fumaram, segundo a edição online do British Medical Journal (BMJ).
As mulheres que foram extensivamente expostas ao fumo passivo, tanto na infância quanto na idade adulta, também podem correr mais riscos de desenvolver câncer de mama, acrescentaram. 
Outra pesquisa separada, publicada pelo British Journal of Cancer, demonstrou que pessoas com estilo de vida mais ativo corriam pelo menos três vezes menos riscos de desenvolver grandes tumores nos intestinos, conhecidos como pólipos, que costumam ser precursores de câncer. 
A conclusão baseia-se em apanhado de 20 estudos publicados.
— Há muito sabemos que um estilo de vida ativo pode proteger contra o câncer de intestino, mas esse estudo é o primeiro a examinar todas as evidências disponíveis e demonstrar que uma redução dos pólipos intestinais é a explicação mais provável para isso — disse a principal autora do estudo, Kathleen Wolin, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, em Saint Louis, no Missouri.
Segundo ela, a prática de exercícios traz muitos benefícios, inclusive o fortalecimento do sistema imunológico, reduzindo a inflamação nos intestinos e ajudando a reduzir os níveis de insulina, todos fatores propensos a influenciar o risco de desenvolvimento de pólipos. 
Meia hora de exercícios moderados por dia — qualquer um que provoque perda de fôlego suave — e a manutenção de peso razoável são chaves para reduzir os riscos de câncer de intestino, destacou o Cancer Research UK, que publica o jornal.