Tratamento personalizado com nicotina terapêutica ajuda a parar de fumar

Novas pesquisas apresentadas em simpósio durante a reunião da Sociedade para Pesquisa sobre Nicotina e Tabaco (Society for Research on Nicotine and Tobacco - SRNT) mostram que a otimização de produtos de nicotina terapêutica por meio de novos usos pode aprimorar significativamente a eficácia e oferecer mais formas de parar de fumar.
Líderes globais em métodos de abandono do fumo discutiram resultados de estudos clínicos e acontecimentos reais que destacam como estes tratamentos inovadores vão além dos usos estabelecidos e comuns da nicotina terapêutica para oferecerem aos fumantes opções novas e encorajadoras para o abandono do fumo de forma personalizada.(1)
Estudos discutidos no simpósio analisaram a eficácia do uso da nicotina terapêutica de formas diferentes antes do abandono do fumo, durante a redução do consumo de cigarros, em combinação com outros produtos de nicotina terapêutica e para evitar a reincidência após o abandono efetivo.(2)
Outras pesquisas avaliaram o uso do tratamento com nicotina terapêutica entre fumantes que não se comprometeram a parar, mostrando que a abordagem do abandono do fumo por meio da redução gradual pode ser um método eficaz para este grupo de fumantes.(3)
Além disso, painel de especialistas representando diversos sistemas de saúde em todo o mundo destacou usos inovadores e eficazes da nicotina terapêutica dos pontos de vista clínico, regulatório, do paciente e do sistema.
Os líderes globais analisaram oportunidades para melhorar o tratamento clínico, discutiram possíveis barreiras e compartilharam sucessos e boas práticas dos seus países.
"Abordagem do tipo que serve para todos para ajudar a parar de fumar está se tornando coisa do passado, pois estudos recentes descobriram novas formas de a nicotina terapêutica alcançar uma população mais ampla de fumantes", disse John Hughes, MD, professor de psiquiatria da Universidade de Vermont e consultor especialista da GlaxoSmithKline Consumer Healthcare.
"Estes novos usos podem ajudar fumantes que não responderam nem se interessaram nos usos tradicionais de medicamentos de nicotina terapêutica".
Pesquisa apresentada na reunião da SRNT identificou diferentes grupos de fumantes com base em até que ponto estão prontos para abandonar o fumo.
A pesquisa descobriu que muitos grupos de fumantes tinham interesse significativo na forma mais nova de nicotina terapêutica, o NiQuitin Minis(R).(4)
Os fumantes prontos para abandonar o fumo não foram os únicos interessados no NiQuitin Minis, pois também os fumantes menos prontos para parar de fumar -- os desengajados, procrastinados ou ambivalentes sobre o abandono do fumo -- demonstraram aumento significativo do interesse no NiQuitin Minis.
O pequeno comprimido de nicotina em forma de losango se dissolve facilmente em uma fração do tempo que é necessário para o comprimido original.
A pesquisa identificou 14% de todos os fumantes franceses como seriamente interessados em parar de fumar.
Os integrantes desse grupo citaram muitas razões para abandonar o hábito, estão prontos para parar nos três próximos meses e já usaram medicamentos para o abandono do fumo.
Esses fumantes foram os mais receptivos aos produtos atuais de nicotina terapêutica e também mostraram o maior interesse no NiQuitin Minis.

A pesquisa encontrou grandes grupos de fumantes que não estavam prontos para parar de fumar.
Fumantes ambivalentes (26%) são os que querem parar de fumar, mas citaram a favor de abandonar o mesmo número de razões que apresentaram de forma contrária. Os procrastinadores (25%) expressaram interesse em parar, mas sem se comprometerem com um cronograma específico.
Os fumantes contentes (18%) já tentaram parar, mas depois se desengajaram do processo de abandono do hábito.

A maioria dos integrantes dos três grupos não mostrou interesse nos medicamentos atuais de nicotina terapêutica. Contudo, em comparação com os emplastros, gomas de mascar e comprimidos de nicotina atuais, todos os três grupos mostraram interesse significativamente elevado na nova forma de nicotina terapêutica, composta de losango pequeno e de fácil dissolução descrito como rápido aliviador da ânsia de fumar, o NiQuitin Minis.(4)
"Embora a maioria dos fumantes diga que está interessada em parar de fumar, somente uma minoria faz uma tentativa em algum ano, e, entre os que tentam abandonar, a maioria das tentativas é desassistida", disse Saul Shiffman, PhD, pesquisador e professor dos departamentos de psicologia e ciência farmacêutica da Universidade de Pittsburgh e consultor da GlaxoSmithKline Consumer Healthcare.
"Os produtos de nicotina terapêutica comprovaram dobrar as chances de um fumante parar de fumar em comparação com um placebo(5). Como o produto de nicotina terapêutica mais novo, o comprimido NiQuitin Minis é um acréscimo bem-vindo".
Medicamentos de nicotina terapêutica como o losango e emplastro NiQuitin (com os nomes Nicabate na Austrália e Commit e NicoDerm nos Estados Unidos) podem ajudar a aliviar sintomas de abstinência durante o processo de abandono do fumo.(6) Pesquisas em mais de 110 estudos clínicos com mais de 40 mil participantes estabeleceram o perfil de segurança e eficácia de produtos de nicotina terapêutica quando usados conforme prescritos.(5)
A nicotina terapêutica é recomendada como um tratamento de primeira linha para o vício do fumo em diretrizes dos Estados Unidos, Reino Unido e Organização Mundial da Saúde (OMS).(6,7,8) Até agora, a nicotina terapêutica da GSK ajudou mais de 6 milhões de pessoas em todo o mundo a deixar de fumar.
Assim, reduziu grandemente a exposição delas aos riscos de câncer e outras doenças relacionadas ao fumo.(9)

A linha de produtos de nicotina terapêutica da GlaxoSmithKline está disponível em milhares de pontos de venda e farmácias em todo o mundo.
Os produtos são projetados especificamente para interromper o ciclo do vício com a oferta de um suprimento gradual e controlado de nicotina para o corpo, ajudando a aliviar os sintomas de abstinência.


Sobre o simpósio
O simpósio intitulado "Pushing the Envelope: Optimizing the Efficacy of Therapeutic Nicotine" (Desafio aos limites: Otimização da eficácia da nicotina terapêutica) teve o apoio da GlaxoSmithKline Consumer Healthcare.
Alguns dos principais apresentadores foram:
-- Uso da nicotina terapêutica para otimizar a eficácia, pelo Dr. Saul Shiffman, da Universidade de Pittsburgh
-- Aplicação de nicotina terapêutica a novas populações de fumantes; Dr. John Hughes, Universidade de Vermont
-- Otimização do uso de nicotina terapêutica em tratamento clínico (painel); Dr. Renée Bittoun, Universidade de Sydney, Dr. Jonathan Foulds, Escola de Saúde Pública da UMDNJ, Jan Holding, Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, e Mitch Zeller, Pinney Associates, Bethesda, MD (moderador)

Sobre a pesquisa do comprimido NiQuitin Minis
A pesquisa intitulada "Appealing to Smokers Who Are Not Ready to Quit" (Apelo a fumantes que não estão prontos para abandonar), realizada pela GSK Consumer Healthcare, foi baseada em estudo realizado na França com 1.028 adultos fumantes acima de 18 anos escolhidos a partir de um painel nacional de pesquisa.
Os dados foram ponderados para representar a população francesa.

Sobre a GlaxoSmithKline Consumer Healthcare
A GlaxoSmithKline Consumer Healthcare é empresa global de produtos de saúde de venda livre ao consumidor.
Entre as suas mais de 30 marcas estão os produtos líderes de abandono do hábito de fumar NicoDerm(R) CQ e Commit(R), NiQuitin e Nicabate, além de medicamentos, como Aquafresh, Panadol, Horlicks, Sensodyne e Lucozade.

Referências bibliográficas:
(1) Shiffman et al. Pushing the envelope: optimizing the efficacy of therapeutic nicotine. Simpósio patrocinado pela SRNT em Dublin. Abril de 2009.
(2) Shiffman, Saul. New ways of using therapeutic nicotine to increase efficacy. Apresentação em simpósio patrocinado pela SRNT. Dublin. Abril de 2009.
(3) Hughes, John. Extending therapeutic nicotine use to new populations of
smokers. Apresentação em simpósio patrocinado pela SRNT. Dublin. Abril de 2009.
(4) Shiffman, Saul. Appealing to smokers varying in readiness to quit. Pôster. Reunião anual da SRNT. Dublin, Abril de 2009.
(5) Silagy et al. Nicotine replacement therapy for smoking cessation (Cochrane Review). In: The Cochrane Library, edição 1, 2004. Chichester, Reino Unido: John Wiley & Sons, LTD
(6) Fiore MC, Jaen CR, Baker TB, et al. Treating Tobacco Use and Dependence: Atualização de 2008. Clinical Practice Guideline. Rockville, MD: Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Serviço de Saúde Pública. Maio de 2008.
(7) Organização Mundial da Saúde. WHO Report on the Global Tobacco Epidemic, 2008. Genebra: Organização Mundial da Saúde; 2008 [citado em 21 de março de 2008]. Disponível em: http://www.who.int/tobacco/mpower/en/
(8) NICE. 2002. Guidance on the use of nicotine replacement therapy (NRT) and bupropion for smoking cessation. Technology Appraisal Guidance - No.39.
(9) Dados arquivados na GSK.