Fumantes têm mais risco de perder a visão, segundo estudo

Os fumantes apresentam probabilidade quatro vezes maior de desenvolver degeneração macular, a principal causa de cegueira em idosos, comparativamente às pessoas que nunca fumaram, segundo pesquisadores australianos.
Quem já fumou mas abandonou o vício tem propensão três vezes maior de desenvolver o distúrbio progressivo, que acarreta a perda da visão e afeta a parte central da retina, de acordo com estudo, publicado no último dia 13 de agosto, na Archives of Ophthalmology.
O vício do tabagismo aumenta o risco de ocorrência de doenças cardíacas, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) e causa elevação nas taxas de colesterol, disseram os pesquisadores.
Comer peixe pode ajudar a prevenir problemas de visão entre fumantes e ex-fumantes, disseram eles.
Cerca de 438 mil norte-americanos morrem todos os anos devido a doenças relacionadas ao fumo, segundo o site dos Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. Mais mortes são causadas anualmente pelo tabagismo do que pelo vírus HIV, o uso de álcool e de drogas ilegais, acidentes automobilísticos, suicídios e assassinatos juntos, segundo os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças norte-americanos.