Países da Europa e América do Norte intensificam o combate ao cigarro não só em locais públicos, mas sobretudo privados e agora as empresas entraram para reforçar o cerco aos fumantes; isto é positivo e deverá servir de modelo para as corporações que atuam nos países emergentes do Hemisfério Sul.
Algumas medidas corporativas contra o tabagismo têm sido polêmicas, como a discriminação de fumantes na seleção de candidatos a vagas (há empresas que anunciam em jornais a necessidade de profissionais, com o alerta de que fumantes não devem enviar currículos porque não serão aceitos no quadro pessoal).
Há entretanto iniciativas altamente exemplares.
Uma delas é o descontos especial em planos de saúde a não-fumantes.
Outra é a iniciativa é a da Pfizer.
A empresa, que sabendo que 90% dos fumantes que querem deixar o cigarro não procuram ajuda externa, utiliza a internet para ajudar os tabagistas na batalha contra o cigarro.
O grupo lançou a campanha virtual com o site Eu Quero Parar.
O site abastece o fumante de informações e mostra os benefícios que deixar o tabagismo traz.
“O site tem visual e enfoque muito positivo”, disse o diretor de marketing da Pfizer, Mariano Garcia-Valiño.
“Estamos na direção contrária das fotografias chocantes do passado, que enfatizam apenas os malefícios do tabaco”, afirmou ele.
Ao entrar no site e responder à pesquisa online sobre tabagismo, os usuários estarão contribuindo para o melhor conhecimento do perfil do tabagista no Brasil.
E mais: a Pfizer repassará ao Hospital A. C. Camargo, mais conhecido como o Hospital do Câncer, em São Paulo, R$ 1 a cada pesquisa respondida.
A meta é chegar a 50 mil participações.
Clique AQUI para ler sobre a crescente barreira aos fumantes nas corporações.
Clique AQUI para participar da campanha Eu Quero Parar, contruibuindo assim com o Hospital do Câncer.