Fumo passivo danifica defesa do organismo

Crianças expostas à fumaça do cigarro tem menor capacidade de manter as vias respiratórias limpas e por isto tem dificuldade em proteger os pulmões.
Isso ocorre por que o contato com a fumaça de cigarro diminui o recurso da tosse como resposta a agentes agressores.
Assim, as crianças também tossem menos quando são expostas a compostos químicos, poluição, poeira e outros componentes que agridem o trato respiratório, prejudicando um mecanismo de defesa que é essencial para que o organismo elimine partículas tóxicas e evite infecções mais graves, como bronquite e pneumonia.
Essas conclusões de um estudo do Centro Monell, dos Estados Unidos, foram publicadas na edição da semana de 20 a 26 de agosto de 2012 do periódico Nicotine & Tobacco Research.
A bióloga e uma das autoras do estudo, Julie Menella, disse que a tosse protege os nossos pulmões de fatores ambientais potencialmente prejudiciais à saúde.
"Ter pais que fumam enfraquece esse reflexo, que é um dos mais vitais do corpo humano”, diz ela, acrescentando que a tosse é essencial quando somos expostos a compostos como poluição e poeira, já que só assim conseguimos expelir partículas que podem ser depositadas nas vias respiratórias e desencadear infecções"