Vitamina D reduz mal que o cigarro faz ao pulmão

O fumante pode reduzir um pouco os prejuízos decorrente do fumo no seu organismo através da vitamina D (calciferol), que vem da exposição ao sol.
Por isso, recomenda-se ao fumante ou à pessoa que sofre da deficiência da vitamina no organismo caminhada de ao menos uma hora, todos os dias, antes das 10 horas da manhã.
Também recomenda-se a quem não tiver contra-indicação o consumo de fígado, óleos de peixes gordurosos e gema de ovo.
Segundo Hospital Brigham and Women, da Universidade da Harvard, EUA, a deficiência em vitamina D prejudica ainda mais a atividade dos pulmões dos fumantes ao longo do tempo.
O estudo concluiu que cada maço de cigarros a mais consumido em um ano piora de maneira significativa a atividade pulmonar de todos os fumantes. 
No entanto, essa piora foi duas vezes mais intensa entre aqueles que apresentavam deficiência em vitamina D em comparação com os indivíduos com níveis ideais do nutriente. 
O nutriente, portanto, pode ter um efeito protetor contra os efeitos do tabagismo sobre a função pulmonar.  
“Nossos resultados sugerem que a vitamina D pode modificar os efeitos nocivos do tabagismo na atividade dos pulmões. Acreditamos que esse benefício pode ser atribuído às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do nutriente”, diz Nancy Lange, coordenadora da pesquisa. 
Para a autora, porém, é importante que as pessoas entendam que a vitamina D não é capaz de eliminar ou de tornar inofensivos os prejuízos ao pulmão provocados pelo tabagismo. 
Segundo Lange, novos estudos podem examinar se a vitamina também é capaz de proteger o pulmão contra danos provocados por outros fatores, como a poluição do ar, por exemplo.