Fumar faz mal à digestão e traz doenças gastrointestinais

O fumante, quando termina uma refeição, quer logo levar um cigarro à boca, com cafezinho antes ou não.
Segundo os especialistas na ação do tabaco no organismo humano, o que acontece é que, depois da alimentação, ocorre o aumento da taxa de açúcar no sangue, o que traz à pessoa, fumante ou não, a sensação de moleza.
A nicotina estimula o Sistema Nervoso Central, ajuda a eliminar essa sonolência.
A psiquiatra da Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogas (Abead), Analice Gigliotti, disse que o fumante, depois de ter repetido o ato de fumar após as refeições várias vezes, fica condicionado e passa a não saber mais como fazer uma refeição sem dar uma tragada no cigarro em seguida.
"Isso faz muito mal ao tabagista", afirmou Gigliotti, acrescentando que a nicotina no sistema digestivo provoca a diminuição da contração do estômago, justamente dificultando a digestão.
Ela explicou que entre o estômago e o esôfago há uma válvula muscular que impede que o líquido estomacal volte para o órgão anterior, o chamado refluxo.
"Esse músculo é enfraquecido pelo uso contínuo do cigarro, aumentando o contato do ácido gástrico com a mucosa esofágica. Além disso, o tabaco altera o paladar e induz a produção de ácido clorídrico e facilita a infecção pelas bactérias Helicobacter pylori, causadores da úlcera gástrica. O cigarro ainda estimula a ida de sais biliares do intestino para o estômago, tornando suco gástrico mais nocivo".
Esee é um dos fatores que tornam, o aparelho digestivo é um dos afetados por algumas das 50 doenças diferentes que o consumo de derivados de tabaco provoca, de acordo com o Ministério da Saúde.
Substituir o hábito de acender um cigarro depois do almoço por outra técnica que desvie a atenção é um bom começo para largar o tabaco e uma boa dica é o fumante levantar imediatamente da mesa e escovar os dentes.