Metade dos fumantes morre vitimada pelo vício

Apenas 5% das pessoas que tentam abandonar o vício sozinhas realmente conseguem depois de um ano. 
As mulheres têm ainda mais dificuldade e perdem em média 14 anos de vida por conta disso. O medo de engordar as impede de largar o cigarro, que desencadeia no sexo feminino doenças como câncer de mama ou pulmão, infertilidade, infarto, AVC, mais cólicas pré-menstruais, menopausa precoce e osteoporose.
De todos os indivíduos que fumam – a maioria para aliviar a tensão e a ansiedade –, metade morre em decorrência desse hábito. 
Segundo os cardiologistas Roberto Kalil e Jaqueline Issa, do Instituto do Coração (Incor), um teste mostrou como o cigarro estraga os pulmões mesmo nos adolescentes. 
A fumaça e a nicotina chegam aos pulmões e à corrente sanguínea e vão até os neurônios. Receptores cerebrais disparam impulsos elétricos para a produção de dopamina, um neurotransmissor que produz sensação de prazer por todo o corpo. 
A nicotina leva apenas 7 segundos para chegar ao cérebro, contra 11 da cocaína.
Um dos vilões para o coração é o monóxido de carbono, que danifica a parede dos vasos sanguíneos, aumenta a frequência cardíaca, dificulta a absorção de oxigênio e obriga um maior trabalho cardiovascular.
O cigarro também causa inflamação em todas as vias aéreas e prejudica os movimentos dos cílios que limpam o aparelho respiratório, facilitando problemas alérgicos como rinite e sinusite. 
Na pele, ele destrói a matriz de colágeno, que dá sustentação, e traz manchas e rugas; pode engrossar a voz nas mulheres.
O aumento de peso realmente pode ocorrer, em média 4 quilos, pois a nicotina tira a fome e prejudica o paladar, especialmente para doces, o que faz a pessoa comer menos.
A boa notícia é que o número de fumantes no Brasil está caindo: de 16% em 2006 para 15% no ano passado, com maior resultado entre os homens. 
E os benefícios de quem para são imediatos:
- Após 20 minutos, a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal
- Após 2 horas, já não há nicotina no sangue
- Após 2 dias, o olfato e o paladar melhoram
- Após 3 semanas, a circulação e a respiração ficam mais fáceis
- Em 2 anos, o risco de infarto e AVC cai pela metade, igualando-se ao de quem nunca fumou
- Em 10 anos, o perigo de câncer de pulmão cai 80% e, em duas décadas, é igual ao de quem nunca foi fumante
O Ministério da Saúde tem telefone para ajudar quem quer deixar de fumar: 0800 61 1997. Nele, é possível encontrar dicas simples, como avisar os parentes que você pretende largar o cigarro, tirar todos os maços de casa e ocupar a boca com alimentos com cravo e canela.
Além de muita força de vontade, é recomendado procurar um médico ou um grupo de ajuda. 
A terapia combinada com medicamentos apresenta o melhor desempenho. 
E, quanto mais jovem alguém quer parar, mais fácil é o processo.