Governo quer que indústria do cigarro indenize o Sistema Único de Saúde

O governo quer acionar na Justiça a indústria do tabaco para que ela pague indenização ao SUS (Sistema Único de Saúde) pelos custos do Estado com o tratamento médico dos fumantes.
A medida, prevista na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) do próximo ano, que deve ser votada pelo Congresso na semana que vem, enfrenta oposição de fabricantes de cigarro, que a consideram inconstitucional, e de congressistas do Sul, região produtora de fumo.
Se for aprovada, a diretriz valerá para todo o ano de 2011 -período de vigência da LDO e prazo que a União terá para entrar com as ações- e dependerá de um estudo, ainda não elaborado pelo Ministério da Saúde, sobre os custos das doenças relacionadas ao cigarro no SUS.
Segundo o ministério, há cerca de 50 doenças relacionadas ao fumo.
Em levantamento de 2007, e baseado nas enfermidades cancerígenas, cardiovasculares e respiratórias, o Instituto do Câncer estimou em mais de R$ 350 milhões o impacto do tratamento médico com internação no sistema público. O ministério considera o valor subestimado.
O projeto foi criado pelo senador Tião Viana (PT-AC) que justifica: essa é uma maneira de estimular o levante contra o uso do tabaco.
A Souza Cruz, maior fabricante do país, argumenta que o SUS é custeado por meio da arrecadação de tributos, e que a empresa é uma das dez maiores pagadoras de impostos do Brasil.