Tosse dos fumantes não é apenas doença de fumante, diz estudo

A notícia foi divulgada pela agência Bloomberg: a doença pulmonar obstrutiva crônica, um distúrbio que pode ser prevenido e que é causado, em grande parte, pelo fumo, é percebida erroneamente como moléstia típica de fumantes, mascarando a ameaça que representa à saúde pública e restringindo a adoção de tratamentos, disseram cientistas.
A condição, conhecida como DPOC, está matando um número cada vez maior de não-fumantes, e seu predomínio é mais elevado do que se estimava, segundo um estudo publicado no último dia 31 de agosto pela revista médica The Lancet.
Alergias, tuberculose e a falta de ventilação podem causar a doença, que é a quinta causa de morte no países cuja população tem renda alta. Uma mudança na forma pela qual as pessoas vêem a DPOC pode ajudar a salvar mais vidas, segundo editorial que acompanha o artigo.
Mais de 2,5 milhões de pessoas morrem devido à DPOC todos os anos, o mesmo número de pessoas que morrem devido ao vírus HIV e à Aids, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O envelhecimento das populações mundiais e o uso continuado do tabaco poderão alçar a DPOC ao posto de terceira maior causadora de mortes até 2020, estima a OMS.
Devido a seu estigma de doença auto-infligida, o número de diagnósticos da DPOC geralmente é menor do que o real e a doença acaba não sendo tratada, disseram cientistas, entre os quais A. Sonia Buist, professor de medicina da Universidade de Ciência e Saúde do Oregon em Portland.
"Se todos os fumantes do mundo parassem de fumar hoje, as taxas de DPOC provavelmente continuariam aumentando durante os próximos 20 anos", escreveram na Lancet Buist e seu colega David M. Mannino.
Um estudo realizado pelos cientistas junto a mais de 9.000 voluntários, que foram selecionados aleatoriamente, mostrou que um em cada 10 adultos com mais de 40 anos sofre de estágios avançados de DPOC.
O predomínio da doença aumentou com a idade e se mostrou semelhante entre pessoas que nunca haviam fumado na comparação com os participantes que fumaram por determinado período.
Os resultados mostraram predomínio maior da doença do que o observado em estudos anteriores, disse Buist.
A DPOC causa inflamação das principais vias respiratórias do pulmão e um acúmulo de muco, gerando falta de ar e uma tosse persistente.
Mais de 15% dos casos de DPOC ocorrem em pessoas que nunca fumaram, segundo o editorial da Lancet.
Apesar de o tabagismo ser o fator de risco mais importante nos países com população de alta ou média renda, os países com população de baixa renda registram níveis maiores de poluição em ambientes fechados.