Quem começa a fumar aos 12 anos de idade têm 26 vezes mais chances de consumir maconha

Adolescentes que a fuma cigarro por volta dos 12 anos de idade têm 26 vezes mais chances de experimentar e se viciar em maconha ou outra droga aos 17 anos. 
De acordo com estudo da Academia da Finlândia para Programas de Pesquisa sobre o Uso de Substâncias e Dependências, a relação entre o cigarro e o consumo precoce de drogas pode ser motivado por problemas comportamentais, como a impulsividade e a hiperatividade.
A equipe finlandesa levou em consideração fatores como gênero, consumo de álcool pelo adolescente e pela família, número de amigos fumantes, conhecidos que já tiveram contato com drogas e comportamentos agressivo entre os garotos. 
"Nossa descoberta corrobora a hipótese do portão de acesso, que afirma que substâncias lícitas, como o cigarro e o álcool, são apenas um passo prévio ao consumo de drogas ilícitas", diz Tellervo Korhonen, uma das responsáveis pelo estudo.
A pesquisadora afirma que o cruzamento de fatores comportamentais com os genéticos pode esclarecer a ligação entre cigarro e drogas. 
"Essa hipótese é válida, por isto, queremos ir mais a fundo nos estudos. A impulsividade pode levar o jovem a experimentar mais coisas. Se ele tem acesso ao cigarro, por exemplo, é bem provável que tenha vontade de prová-lo bem cedo. Esse pode ser um caminho para experimentar mais e mais coisas, como a maconha", acrescenta Tellervo.